segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Alecrim, alecrim aos molhos...

Olá meus monstrinhos gulosos *

Parece que a tempestade Stephanie nos quis pregar uma partida e impedir que vos mostrasse algumas das delícias que fiz nestes últimos dias. No entanto, eis que estou de volta (eu e a internet, eheh) para vos dar umas ideias e vos deixar de água na boca :)
Vamos a isso?

Neste primeiro post, vou deixar com a minha receita de...

Focaccia de Alecrim
Focaccia é uma massa de origem italiana achatada e macia. Na Na Itália, é consumida como aperitivo. 

Eu vi esta receita num programa televisivo e não resisti a meter mãos na massa... literalmente! :p


Ingredientes:
* 500g Farinha de Trigo T65
* 315ml de Água Morna
* 10g Fermento de Padeiro (eu usei o seco - Fermipan)
* 1/2 colher de sopa de Sal Fino
* 1 colher de sopa de Açúcar
* 3 colheres de sopa de Azeite
* Alecrim Fresco (eu usei três raminhos do belo alecrim que tenho no jardim)
* Azeite para untar
* Sal grosso

Preparação:
(1) Dissolver o fermento de padeiro na água morna; 
(2) Juntar ao preparado anterior o açúcar, o sal fino e o azeite e mexer tudo;
(3) Colocar a farinha de trigo numa taça, fazer um buraco no meio e adicionar o preparado anterior;
(4) Mexer até obter uma massa;
(5) Polvilhar a bancada com farinha e trabalhar a massa com as mãos, cerca de 8/10minutos;
(6) Deixar a massa levedar numa taça untada com azeite e coberto com um pano húmido num local de temperatura amena;
(7) Untar um tabuleiro com azeite, deitar sobre ele a massa e empurrar com as pontas dos dedos, criando pequenas concavidades
(8) Passar o alecrim por água, regá-lo com azeite, acrescentar-lhes sal e envolver tudo para que solte o sabor
 (9) Espalhar o alecrim sobre a massa, salpicar com sal grosso e levar ao lume a 200ºC, cerca de 30 minutos.

Nota: Na receita original, sugere que no fim de pronto, molhemos as fatias de focaccia em azeite e vinagre balsâmico, mas isso, não cheguei a experimentar. 


A minha ficou um pouco massuda, mas comeu-se num instante :)
E então, não é uma bela ideia para surpreender a família no próximo almoço em que se reúnam todos? :)

Beijinhos *

Sem comentários:

Enviar um comentário